PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E HOSPITALAR

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLINICA E HOSPITALAR

IES – INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CERTIFICADORA

IESF – Instituto de Ensino Superior de Fortaleza

Portaria 956 D.O.U 31/08/1998. Secção I, Pág. 4.

Resolução da CES – Câmara de Ensino Superior nº. 1 de  03 de abril de 2001 do CNE – Conselho Nacional de Educação

Resolução CES/CNE no. 1, de 8 de junho de 2007.

COORDENAÇÃO

Professora Dra. Terezinha J. A. Tartuce

  • Doutorado em Educação pela UDE-Universidad de la Empresa – Montevideo / UY

  • Mestrado em Educação pela Universidade São Marcos – São Paulo / SP

  • Especialização em Psicopedagogia pela UNICE-Ensino Superior – Fortaleza / CE

  • Graduação em Pedagogia pela Universidade Mackenzie – São Paulo / SP

APRESENTAÇÃO

Considerando a multiplicidade de fatores que envolvem o desenvolvimento e aconstrução da aprendizagem humana, o papel da Psicopedagogia, como mediadora, é de fundamental importância tanto no que diz respeito à articulação com a família, como com o próprio sujeito, com a escola, com projetos sociais em empresas, em clínicas e hospitais, ou organizações em que esteja envolvido.

Os pilares da Psicopedagogia alicerçam-se em conhecer a história de vida das pessoas, uma vez que esse conhecimento envolve o processo de saber ouvir o outro; olhar o outro enquanto pessoa; acreditar no potencial; estabelecer vínculo de aceitabilidade com suas facilidades e dificuldades.

A UNICE diante da multiplicidade de fatores que envolvem o ensino e a aprendizagem do sujeito destaca o Psicopedagogo como interventor, no que diz respeito ao vínculo estabelecido entre esse importante profissional e os aprendentes, quer atuando em instituições educacionais, empresas, clinicando ou atuando em hospitais. Trabalhando a autoestima, motivação do aprendente, como também na intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem.

A Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar, visa potencializar e aprimorar o desempenho de profissionais que se dedicam ou pretendem se dedicar à intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem.

OBJETIVOS

  • Propiciar qualificação de Pós-Graduação no campo da aprendizagem humana.

  • Habilitar docentes para o magistério superior e técnico (Escolas de Educação) na área de Psicopedagogia, propiciando a relação entre profissões.

  • Capacitar profissionais para atuarem em escolas (trabalho preventivo), clínicas, hospitais, projetos sociais, terceira idade (intervenção terapêutica), em relação à construção e dificuldades de aprendizagem.

  • Fornecer ao aluno conhecimentos não só no que diz respeito à Psicopedagogia, mas contribuir para o exercício profissional sadio.

PÚBLICO ALVO

Profissionais portadores de diploma de Graduação que tenham interesse em atuar em escolas ou em instituições não escolares, como  empresas, hospitais  e em consultórios particulares.atuando ou não no mercado.

 

DISCIPLINAS/MÓDULOS

Área de concentração I.  Psicopedagogia

  • Fundamentos da Psicopedagogia.

  • Construção do Conhecimento.

  • Ciência da Educação: Filosofia e Ética

  • Propostas Inclusivas para Educação Especial.

Área de concentração II. Psicopedagogia no Contexto Educacional

  • Fundamentos Psicanalíticos na Prática Psicopedagógica.

  • Fundamentos da Neurologia e Aprendizagem.

  • Construção da Psicomotricidade na Psicopedagogia.

  • Construção da Fonoaudiologia na Psicopedagogia.

  • Técnicas de Intervenção na Leitura e na Escrita.

  • Provas Operatórias de Piaget.

  • Grafomotricidade.

  • Jogos

Área de concentração III – Psicopedagogia Clínica e Institucional

  • Teorias da Aprendizagem

  • Psicogerontologia

  • Diagnóstico Psicopedagógico I.

  • Diagnóstico Psicopedagógico II.

  • Farmacologia e Psicopedagogia

Área de concentração IV. Psicopedagogia Hospitalar:

  • Aspectos Legais das Classes Hospitalares: Qualidade de Vida, Serviços em Saúde

  • Psicologia Hospitalar: Saúde, Doença e Morte.

  • Humanização na Educação Hospitalar.

  • Projetos Pedagógicos na Psicopedagogia Hospitalar.

  • Cuidado e Cuidadores para Crianças, Adolescentes e Jovens.

Área de concentração V. Estágios

  • Estágio Institucional

  • Estágio Clínico

  • Estágio Hospitalar

Área de concentração VI.  Pesquisa e Produção Científica

  • Aspectos Significativos da Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso

  • Orientação Colegiada de Monografia

  • Apresentação de Monografia

DURAÇÃO DO CURSO: 23 meses

AULAS (PERIODICIDADE): sexta-feira das 18:30 às 22:00 horas e sábado das 08:00 às 12:10 horas e das 13:00 às 17:10 horas (um final de semana/mês)

CARGA HORÁRIA TOTAL:720 horas

PROFESSORES: Doutores, Mestres e Especialistas.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

UNICE / IESF – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA

Campus Aldeota:

Rua Dona Leopoldina 912 – Aldeota

CEP 60110-001 – FORTALEZA – CE

Fone: (85) 3226.6446 / 3032.6221

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Site: www.unice.br

logounice

Redes Sociais

Twitter   Facebook   Instagram

Destaques_2

selo-er2011abmes fies2012prouni2012

Parceiros_2

selopae

Breadcrumbs