DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

IES – INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CERTIFICADORA

IESF – Instituto de Ensino Superior de Fortaleza

Portaria 956 D.O.U 31/08/1998. Secção I, Pág. 4.

Resolução da CES – Câmara de Ensino Superior nº. 1 de  03 de abril de 2001 do CNE – Conselho Nacional de Educação

Resolução CES/CNE no. 1, de 8 de junho de 2007.

COORDENAÇÃO

Professora Dra. Terezinha J. A. Tartuce

  • Doutorado em Educação pela UDE-Universidad de la Empresa – Montevideo / UY

  • Mestrado em Educação pela Universidade São Marcos – São Paulo / SP

  • Especialização em Psicopedagogia pela UNICE-Ensino Superior – Fortaleza / CE

  • Graduação em Pedagogia pela Universidade Mackenzie – São Paulo / SP

APRESENTAÇÃO

Uma vez que o processo educativo está presente em todos os momentos mutacionais da existência do ser humano, a educação do homem moderno é considerada assunto inerente

em âmbito universal, mas também não deixa de ser um problema de excepcional dificuldade em grande número de países e em todos, sem exceção, como tarefa de maior importância.

A formação para o exercício de uma profissão em nível superior, numa época de rápidas, constantes e profundas mudanças, requer atenta consideração por parte das Universidades. A decorrência normal deste processo parece ser a adoção de nova abordagem, de modo a ensejar aos egressos a capacidade de investigação e a de “aprender a aprender”. Esse objetivo exige o domínio dos modos de produção do saber na respectiva área, de modo a criar as condições necessárias para o permanente processo de educação continuada.

No Brasil, os profissionais que trabalham e pesquisam a educação estão vivendo constantes mudanças na área da educação. Vê-se presente as novas exigências do Ministério da Educação nas Instituições quanto à atualização de seus Regimentos, profissionais da área pedagógica trabalhando, orientando e executando projetos e planejamentos, grupos de estudos desenvolvendo a aplicabilidade dos novos parâmetros, enfim, mudanças que há mais de trinta décadas se faziam necessárias.

Diante do cenário educacional que se apresenta como também diretrizes do mercado de trabalho e as novas demandas sociais, a UNICE – Ensino Superior / IESF – Instituto de Ensino Superior de Fortaleza apresenta a Especialização em Docência no Ensino Superior, contribuindo na atualização do professor universitário na sua didática, planejamento e metas a serem cumpridas enquanto profissional responsável e competente.

OBJETIVOS

  • Propiciar qualificação, em nível de Especialização, a profissionais com Curso Superior, de acordo com a clientela alvo, para atuarem no campo específico da Docência, mediante o conhecimento das teorias e instrumentos que servirão para o ensino de qualidade.

  • Conhecer o desenvolvimento bio-psico-cognitivo-motor e cultural do ser humano.

  • Intervir nos processos normais (construção da aprendizagem) e nas dificuldades decorrentes do processo.

  • Propiciar qualificação para profissionais que atuam em creches e escolas de educação infantil, fundamental, ensino médio e superior na aprendizagem significativa.

  • Realizar pesquisa científica no campo da Educação focalizando o ensino e a aprendizagem do educando.

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais portadores de diploma de curso superior que já atuam na área da docência, que buscam aperfeiçoamento e certificação, como também interessados em ingressar na área educacional.

 

DISCIPLINAS/MÓDULOS

01.  Aspectos Significativos da Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso

02.  Macro e Micro Sistema da Economia Brasileira: Vetores Econômico e Cultural

03.   Filosofia e Ética

04.   Ciência da Educação Psicologia

05.  Sociologia

06.  Inclusão no Processo Educativo

07.  Comunicação Docente – Didática.

08.  Planejamento Educacional.

09.  O Ensino e a Aprendizagem: Pesquisa Científica

10.  Tecnologias da Informação na Educação: Ensino Superior

11.  Teorias da Aprendizagem.

12.  Fenômenos Perceptivos e Aprendizagem.

13.  Teoria e Prática da Avaliação

14.  Identidade do Docente do Ensino Superior

15.  Aspectos Significativos da Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso

16.  Teoria e Prática Pedagógica de Campo (estágio supervisionado) I

17.  Teoria e Prática Pedagógica de Campo (estágio supervisionado) II

18.  Teoria e Prática Pedagógica de Campo (estágio supervisionado) III

19.  A Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso I

20.  A Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso II

21.  A Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso III

Sociabilização do Trabalho de Conclusão

DURAÇÃO DO CURSO: 18 meses

AULAS (PERIODICIDADE):sexta-feira das 18:30 às 22:00 horas e sábado das 08:00 às 12:10 horas e das 13:00 às 17:10 horas (um final de semana/mês)

CARGA HORÁRIA TOTAL:440 horas

PROFESSORES: Doutores, Mestres e Especialistas.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

UNICE / IESF – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA

Campus Aldeota:

Rua Dona Leopoldina 912 – Aldeota

CEP 60110-001 – FORTALEZA – CE

Fone: (85) 3226.6446 / 3032.6221

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Site: www.unice.br

logounice

Redes Sociais

Twitter   Facebook   Instagram

Destaques_2

selo-er2011abmes fies2012prouni2012

Parceiros_2

selopae

Breadcrumbs