Dúvidas Frequentes

VESTIBULAR

 

1 - Como me inscrevo para o vestibular?

As inscrições poderão ser realizadas no site da IES (www.unice.br) efetuando a pré – inscrição e pagando a taxa de inscrição. Após o pagamento faz-se necessário que o candidato procure o Setor de Marketing da instituição para validar a pré – inscrição. As inscrições também poderão ser realizadas na IES por meio do Setor de Marketing.

 

2- Perdi a ficha de inscrição, como proceder?

Procurar o Setor de Marketing na IES.

 

3 - Quais documentos e objetos apresentar no(s) dia(s) da(s) prova(s)?

    • Documento de Identificação (CNH ou Identidade).
    • Comprovante de Inscrição.
    • Caneta esferográfica (Azul ou Preta);
    • Lápis e Borracha.

 

4 - Como é(são) corrigida(s) a(s) prova(s)?

A prova de múltipla escolha será corrigida através de leitora ótica. As provas escritas serão corrigidas por professores denominados pela COMPESE.

 

5 - Onde serão divulgados os resultados do vestibular?

Os resultados serão divulgados oficialmente através de Edital fixado nos murais das faculdades e através da Internet no Portal da UNICE.

 

6 - Poderei pedir revisão(ões) de prova(s)?

Não será concedida revisão de provas.

 


 

GRADUAÇÃO

 

1 - Como está o reconhecimento dos cursos?

    • Administração [IESF]: Portaria de Autorização pela Portaria MEC 295, de 11/04/2008, publicada no DOU de 14/04/2008
    • Ciências Contábeis [IESF]: Portaria de Renovação de Reconhecimento Nº 4.109, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2005.
    • Análise e Desenvolvimento de Sistemas [FCTFOR]: Portaria de Renovação de Reconhecimento Nº 3.602, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2003.
    • Redes de Computadores [FATI]: Portaria de Autorização Nº 3.555, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2002.
    • Farmácia [IESF]: Portaria de Autorização Nº 656, DE 8 DE MAIO DE 2009.
    • Turismo [IESF]: Portaria de Autorização Nº 655, DE 8 DE MAIO DE 2009.
    • Administração [IESF]: Portaria de Autorização N° 295, DE 11 DE ABRIL DE 2008.

 

2 - Como devo proceder para ingressar como Transferido?

Obedecendo a Portaria Nº 230 de 9 de março de 2007, o aluno deve apresentar HISTÓRICO ESCOLAR (Graduação) ou documento equivalente que ateste as disciplinas cursadas e respectiva carga horária, bem como o desempenho do estudante. O aluno também deverá apresentar documentação pessoal para efetivação da matrícula:

    • Cópia da Identidade;
    • Cópia do CPF;
    • Cópia do Título de Eleitor;
    • Cópia da Reservista (para o sexo masculino);
    • 2 fotos (3x4);
    • Cópia do Histórico (Ensino Médio);
    • Cópia do Certificado (Ensino Médio);
    • Cópia do Comprovante de Residência (atualizado);
    • Cópia do Comprovante de Renda (para estudante que pertencem a Empresas Conveniadas com a IES).

 

3 - Como devo proceder para ingressar como Graduado?

    • Apresentar os seguintes documentos:
    • Cópia da Identidade;
    • Cópia do CPF;
    • Cópia do Título de Eleitor;
    • Cópia da Reservista (para o sexo masculino);
    • 2 fotos (3x4);
    • Cópia do Histórico (Ensino Médio);
    • Cópia do Certificado (Ensino Médio);
    • Cópia do Comprovante de Residência (atualizado);
    • Cópia do Comprovante de Renda (para estudante que pertencem a Empresas Conveniadas com a IES);
    • Cópia do Histórico (Graduação);
    • Cópia do Diploma (Graduação);

O aluno pagará a taxa de ingresso como graduado no valor de R$ 30,00 (Trinta Reais) adicionado ao valor da Matrícula. Verificar prazo para ingresso como Graduado no Calendário Acadêmico do período letivo atual.

 

4 - Como aproveitar as disciplinas cursadas em outras instituições?

Apresentar no NAP - Núcleo de Atendimento Pedagógico as cópias das ementas que deseja dar entrada para Análise da Coordenação do Curso juntamente com Histórico devidamente assinado e carimbado. As ementas serão encaminhadas para os professores de cada disciplina correspondente para análise e averiguação do processo de Aproveitamento.

A disciplina atingindo semelhança de no mínimo 75% de carga horária e 75% de conteúdo conforme orientação do MEC – Ministério da Educação será aproveitada, porém ainda passará por análise criteriosa da Coordenação do Curso correspondente e Direção Acadêmica, correndo risco de Indeferimento. O aluno será notificado de quais disciplinas foram DEFERIDAS e/ou INDEFERIDAS.

Após notificação, caso o aluno queira realizar o aproveitamento será cobrado taxa de 10,00 (Dez Reais) por disciplina Dispensada, onde a mesma após o pagamento será apresentada no histórico do aluno.

 


 

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA  

 

1 - O que são cursos superiores de tecnologia?

São Cursos Superiores com duração de, em média, 2 a 3 anos e meio. Oferecem Diploma de Graduação e permitem a continuidade dos estudos em nível de Bacharelado (Graduação de 4 anos ou mais) e até mesmo de Pós-Graduação (lato sensu ou stricto sensu).

O Tecnólogo tem formação profissional voltada para uma área bastante específica, integrando teoria e aplicação prática. Esse profissional desenvolve determinadas habilidades e competências para inserir rapidamente no mercado de trabalho, em sua área de interesse profissional ou para se atualizar.

 

2 - Qual a diferença entre cursos superiores de tecnologia e a faculdade (bacharelado)?

Existem duas diferenças básicas. A primeira está ligada ao tempo. Os cursos superiores de tecnologia duram, em média, dois ou 3 anos e meio e os bacharelados, em média, quatro anos ou mais. A outra diferença é o foco do curso. Justamente por serem mais curtos, os cursos superiores de tecnologia dão uma formação mais específica (concentra-se em algumas matérias ligadas à área de atuação).

Os bacharelados são mais abrangentes, mais generalistas. Mas tanto os cursos superiores de tecnologia quanto os bacharelados são cursos de graduação e, portanto, permitem a realização de uma pós-graduação depois de sua conclusão.

 

3 - Os cursos superiores de tecnologia são oficializados pelo MEC?

Sim. Assim como acontece com os cursos de bacharelado, eles passam por  processos avaliativos de Credenciamento/Recredenciamento, Autorização/ Reconhecimento e Renovações de acordo com o previsto em lei.

 

4 - Posso aproveitar no Curso Bacharelado meus conhecimentos adquiridos nos Cursos Superiores de Tecnologia?

Sim. Hoje a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) permite o aproveitamento de conhecimentos adquiridos formalmente ou até mesmo fora da escola, como no mercado de trabalho. No entanto, é preciso atestar esse conhecimento.

 

5 - Posso pedir transferência dos Cursos Superiores de Tecnologia para os Cursos Bacharelado?

Sim, desde que haja vagas no bacharelado e passe por análise curricular. É possível, nesses casos, o aproveitamento de estudos e conhecimentos já adquiridos.

 

6- Posso pedir transferência dos Cursos Bacharelado para os cursos Superiores de Tecnologia?

Sim, desde que haja vagas nos cursos superiores de tecnologia e passe por análise curricular. É possível, nesses casos, o aproveitamento de estudos e conhecimentos já adquiridos.

 

7 - O mercado de trabalho reconhece o diploma dos cursos superiores de tecnologia?

Sim. Em algumas áreas, como Informática, os Cursos Superiores de Tecnologia (conhecidos como tecnólogos) já existem há bastante tempo e são reconhecidos e apreciados pelo mercado de trabalho.  A novidade agora é a expansão desses cursos para novas áreas, como Gestão, Comércio e Comunicação.

 


MONOGRAFIAS/TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

1- Com relação ao Trabalho de Conclusão de Curso a Instituição cobra por correção ortográfica?

Não, a correção é responsabilidade do aluno.
A INSTITUIÇÃO ABSTEN-SE DE EXIGIR DE SEUS DISCENTES A REVISÃO GRAMATICAL E DE ESTILO TECNICO-CIENTIFICO POR PROFISSIONAL, CONTRATADO DESVINCULADAMENTE À INTITUIÇÃO DE ENSINO, NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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