UNICE: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8março

SERES HUMANOS LIVRES

Renato Tartuce

“Eu não sou um pássaro e nenhuma rede me enlaça. Eu sou um ser humano livre com vontade independente”. Assim, a escritora inglesa Charlotte Brontë, em seu romance “Jane Eyre”, tenta romper com as normas sociais impostas sobre a mulher de sua época. Infelizmente, apesar dos séculos que se passaram desde a publicação da obra, as mulheres ainda são limitadas por padrões arcaicos, enfrentando mais obstáculos do que homens para ascender na vida profissional e pessoal de forma digna, não só no Brasil, como também no exterior.

Percebe-se que um dos maiores desafios profissionais que mulheres enfrentam já começa em sua formação. É notável que garotas inseridas no sistema educacional brasileiro não são incentivadas a ocupar áreas profissionais não usuais para mulheres na sociedade, como a Engenharia, as Ciências Biológicas e a Política. Além disso, ao chegar ao mercado de trabalho, mulheres deparam-se com a grande desigualdade salarial, definida por seu gênero, injusta e desestimulante. Esse problema afeta toda a coletividade já que, além de desvalorizar um grupo social muito grande do País, afeta a economia, diminuindo o poder de consumo de mais da metade da população nacional.

Destarte, o fator social é outro que afeta não só mulheres, mas também homens. Observa-se que ao se impor regras de conduta restritas às mulheres, se impõem, indiretamente, regras aos homens, ampliando o preconceito e impedindo a livre expressão de ambos os sexos. Criam-se conceitos do que é feminino e do que é masculino. É válido lembrar a campanha da Organização das Nações Unidas promovida pela atriz Emma Watson, “He For She”, que incentiva a participação masculina na luta pela igualdade de gênero, descontruindo os padrões para a liberdade do indivíduo.

Portanto, devem-se, primeiro, incentivar garotas nas escolas a estudarem áreas fora do padrão feminino, dando exemplos de mulheres bem-sucedidas na sala de aula, como a matemática Katherine G. Johnson, a química e física Marie Curie e a política Margaret Thatcher. Ademais, é preciso garantir a estabilidade profissional das mulheres, diminuindo a desigualdade salarial, entre os mesmos empregos, definida por gênero. Por fim, figuras públicas devem usar sua notoriedade para afirmar que a igualdade de gênero é um problema de todos, como a ex-Primeira-Dama americana, Hillary Clinton, uma vez proclamou: “Direitos humanos são direitos das mulheres e direitos das mulheres são direitos humanos”.

8 DE MARÇO “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”

A UNICE PARABENIZA TODAS AS MULHERES

RESPONDA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL!
11 Out. 2017 00:00RESPONDA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL!

AVALIAÇÃO: processo democrático, apresentando os aspectos a serem avaliados envolvendo a participação séria e ética.

· Você, aluno, faz parte desse processo. ·  Avalie com s [ ... ]

AMBIENTE SEMIPRESENCIAL 2017.2 - LIBERADO
13 Set. 2017 19:51AMBIENTE SEMIPRESENCIAL 2017.2 - LIBERADO

O Ambiente Semipresencial está liberado para o período letivo de 2017.2.

Atenção para as instruções:
1) O endereço de acesso: semipresencial.unice.br [ ... ]

COMUNICADO IMPORTANTE: EXPEDIENTE
06 Set. 2017 20:28COMUNICADO IMPORTANTE: EXPEDIENTE

Comunica-se que, o horário de expediente da UNICE – Ensino Superior no dia 08/09/2017, será das 8 horas às 20 horas.

No dia 09/09/2017 não haverá expediente  Acadêmico e Admini [ ... ]

logounicerosa