UNICE: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8março

SERES HUMANOS LIVRES

Renato Tartuce

“Eu não sou um pássaro e nenhuma rede me enlaça. Eu sou um ser humano livre com vontade independente”. Assim, a escritora inglesa Charlotte Brontë, em seu romance “Jane Eyre”, tenta romper com as normas sociais impostas sobre a mulher de sua época. Infelizmente, apesar dos séculos que se passaram desde a publicação da obra, as mulheres ainda são limitadas por padrões arcaicos, enfrentando mais obstáculos do que homens para ascender na vida profissional e pessoal de forma digna, não só no Brasil, como também no exterior.

Percebe-se que um dos maiores desafios profissionais que mulheres enfrentam já começa em sua formação. É notável que garotas inseridas no sistema educacional brasileiro não são incentivadas a ocupar áreas profissionais não usuais para mulheres na sociedade, como a Engenharia, as Ciências Biológicas e a Política. Além disso, ao chegar ao mercado de trabalho, mulheres deparam-se com a grande desigualdade salarial, definida por seu gênero, injusta e desestimulante. Esse problema afeta toda a coletividade já que, além de desvalorizar um grupo social muito grande do País, afeta a economia, diminuindo o poder de consumo de mais da metade da população nacional.

Destarte, o fator social é outro que afeta não só mulheres, mas também homens. Observa-se que ao se impor regras de conduta restritas às mulheres, se impõem, indiretamente, regras aos homens, ampliando o preconceito e impedindo a livre expressão de ambos os sexos. Criam-se conceitos do que é feminino e do que é masculino. É válido lembrar a campanha da Organização das Nações Unidas promovida pela atriz Emma Watson, “He For She”, que incentiva a participação masculina na luta pela igualdade de gênero, descontruindo os padrões para a liberdade do indivíduo.

Portanto, devem-se, primeiro, incentivar garotas nas escolas a estudarem áreas fora do padrão feminino, dando exemplos de mulheres bem-sucedidas na sala de aula, como a matemática Katherine G. Johnson, a química e física Marie Curie e a política Margaret Thatcher. Ademais, é preciso garantir a estabilidade profissional das mulheres, diminuindo a desigualdade salarial, entre os mesmos empregos, definida por gênero. Por fim, figuras públicas devem usar sua notoriedade para afirmar que a igualdade de gênero é um problema de todos, como a ex-Primeira-Dama americana, Hillary Clinton, uma vez proclamou: “Direitos humanos são direitos das mulheres e direitos das mulheres são direitos humanos”.

8 DE MARÇO “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”

A UNICE PARABENIZA TODAS AS MULHERES

DIA 25 DE ABRIL - DIA DO CONTABILISTA
24 Abr. 2017 22:01DIA 25 DE ABRIL - DIA DO CONTABILISTA

O Contabilista, tem sob sua responsabilidade o desenvolvimento e a motivação das Ciências Contábeis. Seus caminhos profissionais são diversificados e podem o levar para a auditoria, a c [ ... ]

UNICE - COMUNICADO - IMPORTANTE
20 Abr. 2017 17:58UNICE - COMUNICADO - IMPORTANTE

Devido aos ataques que ocorreram a transportes coletivos, bancos e escolas nos últimos dois dias, as aulas do período noturno desta quinta-feira, dia 20/04/2017, não ocorrerão.

COMUNICADO - URGENTE
19 Abr. 2017 19:52COMUNICADO - URGENTE

Devido aos ataques que ocorreram a ônibus e a terminais rodoviários no dia de hoje, as aulas do período noturno desta quarta-feira, dia 19/04/2017, não ocorrerão.

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A HIPERTENS...
18 Abr. 2017 22:29DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A HIPERTENSÃO

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para envolver os alunos e a comunidade local a UNICE – Ensino Superior promoverá [ ... ]

ENACH FORTALEZA
18 Abr. 2017 22:24ENACH FORTALEZA

Em parceria com o Clube do Hacker a UNICE - Ensino Superior promoverá um dia inteiro de oficina hacker e investigação digital. O evento tem como objetivo testar a segurança de se [ ... ]

PROGRAMA VOLUNTARIAR – UNICE
18 Abr. 2017 22:14PROGRAMA VOLUNTARIAR – UNICE

Queremos agradecer sua presença na palestra de apresentação do Programa Voluntariar realizado pela Profa. Leonice Holanda no Planeta UNICE 2017.

É com grande satisfação que comunicamo [ ... ]

LAR AMIGOS DE JESUS - CAMPANHA DE DOAÇÕES
18 Abr. 2017 17:22LAR AMIGOS DE JESUS -  CAMPANHA DE DOAÇÕES

LAR AMIGOS DE JESUS : Tem por finalidade vivenciar a força do bem na solidariedade para com o próximo, objetivando prestar apoio, assistência e solidariedade a crian [ ... ]

AVISO: SEMANA SANTA
12 Abr. 2017 21:41AVISO: SEMANA SANTA

Informamos que em virtude do feriado do dia 14/04 (Sexta Feira da Paixão), não haverá expediente Administrativo e Acadêmico nos dias 14 e 15 de abril de 201 [ ... ]

FELIZ PÁSCOA!!!!
12 Abr. 2017 19:19FELIZ PÁSCOA!!!!

O significado da Páscoa Cristã marca a passagem da morte de Jesus e sua ressurreição, é o dia do renascer, a esperança de uma vida melhor, livre de sofrimentos e maldades. A morte de J [ ... ]

PLANETA UNICE - CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO
27 Mar. 2017 19:10PLANETA UNICE - CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO:   MATERIAL DESCRIÇÃO TIPO QTD HORAS EM ATIV. COMP LATAS Latinhas de atum, molho de tomate, nescau, aveia e leite. To [ ... ]

PLANETA UNICE - CONSTRUINDO O PLANETA QUE QUEREMOS
27 Mar. 2017 18:23PLANETA UNICE - CONSTRUINDO O PLANETA QUE QUEREMOS

Visando proporcionar um espaço dinâmico de interação entre alunos, professores, colaboradores e a comunidade geral da UNICE – Ensino Superior, despertando interesse e engajamento nos projetos [ ... ]

AMBIENTE SEMIPRESENCIAL 2017.1 - LIBERADO!
27 Mar. 2017 00:00AMBIENTE SEMIPRESENCIAL 2017.1 - LIBERADO!

AMBIENTE SEMIPRESENCIAL ESTÁ DISPONÍVEL PARA ACESSO!   PERÍODO LETIVO 2017.1
      Aos alunos que cursaram semipresenciais em 2016.2 e que solicitar [ ... ]